ORIGEM
O povo macua é descendente de um grande grupo Bantu, originário da
região Centro-Africana(grande lagos), ou seja das grandes Florestas congolesas,
que se migraram para a região Austral a procura de terras que fossem
propícia para a agricultura.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL
SITUAÇÃO GEOGRÁFICA
Atualmente, o povo macua vive numa área do Norte de Moçambique, com
cerca de 300 000Km2, que abrange parte das províncias de Cabo Delgado, Niassa,
Nampula e Zambézia, é delimitado, a norte, pelo rio Rovuma; a leste, pelo
oceano Índico; a sul, pelo rio licungo, nas proximidades do rio Zambéze e a
oeste, pelo rio Lugenda.
Também se encontram macuas, embora em número mais reduzido que em Moçambique,
na Tanzânia e no Malawi devido às migrações do século XIX. Igualmente se
encontram grupos de macuas em Madagascar, ilhas Seychelles e Mauríicas, devido
ao comércio de escavos durante os séculos XVIII-XIX.
Como base da estrutura social e política dos macuas está o “nihimo” tribo. Eles sustentam a
explicação como sendo legítima a descedência da proveniência feminina, isto é,
matrilinear. “Na filiação matrilinear, a família pode ser um conjunto de
indivíduos de vários segmentos de linhagem consanguíneos pertencentes a uma
mulher, antepassada conhecida, a cabeça da linhagem como referência comum de
lado materno. Outros indivíduos doutras linhagens, também podem fazer parte
deste coletivo ou pelo casamento, ou desde que haja concordância entre todas as
partes.”[1]
Os filhos pertencem a linhagem da mãe e são subordinados ao “mwene”
do nihimo, que é o irmão mais
velho da mãe. È uma sociedade uxorilocal, isto é, o homem tende se deslocar ao nihimo da sua esposa.
Distribuição do poder
Na etnia macua cada parte da linhagem (família)
tem a sua própria autoridade, que é o atata,
tio materno ou seja o irmão mais velho da mãe de uma deteminada família, o qual
é, por isso, o chefe de um grupo de unidades interinas. O conjunto de todas asitata em um dècamo que é o chefe do
escalão imediatamente superior o chefe da linhagem (clã), chamado humo. Ele é autoridade do conjunto das
partes duma determinada linhagem que formam a primeira unidade social macua
chamada nloko (clã com os mesmos
avòs).
Em ordem ascendente imediatamente superior encontra-se o chefe de um
conjunto de clãs que vivem numa determinada povoação. Este chefe é chamado mwene.(chefe máximo).
Fonte:
1.FERNANDO, Domingos, A Organização Social na Sociedade
Tradicional, Brochura 2, Ministério
da Administração Estatal, 1996
MARTINEZ, Francisco Lerma, O povo macua e a sua cultura
Os filhos passam toda a primeira infância na depedência da casa, sobretudo da mãe. A criança aprende as noções básica sobre a conduta social, sendo que esta, ensina aos filhos mais novos a falar e tratar as pessoas de forma respeitosa.
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ResponderExcluirÉ veradade, a xinene, os donos.... Foi bom ter passado por aqui e encontrar essa informação. Eu, so ouvia dizer que exitem Ilhas que tambem os seu povos falam macua e nao sabias quais eram. Que bom.
ResponderExcluirÉ veradade, a xinene, os donos.... Foi bom ter passado por aqui e encontrar essa informação. Eu, so ouvia dizer que exitem Ilhas que tambem os seu povos falam macua e nao sabias quais eram. Que bom.
ResponderExcluirEkueli
ResponderExcluirEkueli
ResponderExcluirMuito bom kinachukoro nlokonaka niholepia sanasana
ResponderExcluirtres bonne pensée
ResponderExcluirkoshukhuru ashinna. amakhuwa atthu ooleleya ni ottittimiha maakhalelo eelapoo. Kwaherini, mpwakha nihiku niikina.
ResponderExcluirekekhayi
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