sábado, 24 de setembro de 2011

15 Anos de África

Setembro de 96, seis da manhã, sol já brilhando forte. As pessoas iam e vinham na agitação do aeroporto de Johanesburg, África do Sul. Lá fora o Pr. Geraldo Borges, mais agitado ainda andava de um lado para o outro, nervoso a nossa espera, para nos levar a Moçambique. Era a nossa primeira experiência no continente africano, a 15 anos atrás.

Depois de muitos testes e exames vocacionais, feitos por alguns pastores da Igreja de Cristo do Brasil, tivemos o privilégio de sermos enviados para falar de Jesus aos Macuas de Moçambique.

Ficamos em África do Sul dois dias preparando a viagem. Fomos de carro, passamos por Zimbabwe e no terceiro dia, logo pela manhã, atravessamos a fronteira e entramos em Moçambique, província de Tete. Em meio a um cenário de um país destruído pela guerra, o Pr. Geraldo conduzindo o carro disse: ʺCada um faz uma oração, agradecendo a Deus por estarmos aqui, e pedindo as bençãos Dele sobre a nação.ʺ Foi a primeira vez que orei a 100Km por hora.

No quinto dia de viagem a noite, 29 de Setembro, chegamos a Nampula. O Pr. Geraldo ficou conosco até novembro, encheu o freezer que compramos em África do Sul(com dinheiro da campanha de cata-latas da coca-cola) de peixe, queria ter a segurança que nos próximos dois meses peixes não ia faltar, disse-nos a pequena frase: _ʺAgora é com vocêsʺ Entrou no avião e retornou para o Brasil.

Jesus prometeu está sempre conosco, em todos os lugares, e Ele cumpre a sua promessa. Embora tem ocasiões que nem sempre sentimos sua presença, porque nossos sentimentos nos confunde.

Pensei comigo:_ ʺA um ano atrás eu estava me casando, hoje estou em África com a responsabilidade de iniciar a Igreja de Cristo entre um povo não-alcançado.ʺ Acho que não pensei bem nestas decisões, mas Jesus está conosco é promessa dEle.

Desde então, tem sido uma intensa caminhada de relacionamentos humanos, perseverança, paciência, confiança, experiências diversas, comunhão com Deus e com o próximo, adoração e muitas histórias nesta trajetória de 15 anos.

Os anos se passaram e tivemos tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz; como nos ensina o autor de eclesiaste sobre a vida.

Milagre é a palavra que define melhor este tempo em Nampula. Milagre no trabalho de Plantação de Igrejas, crendo através da perseverança em viagens à vilas e aldeias no litoral, nem sempre com êxitos, que só as verdades bíblicas podem mudar o quadro social e comportamental de um povo.

Milagre na área de educação, em ter uma escola com professores todos querendo crescer em Jesus e buscando desenvolver seus dons como educador.

Milagre na ação social, pois sem nenhuma condição humanamente falando de se envolver nesta área, Deus nos deu o Lar Esperança que tem abençoado inúmeras crianças e jovens.

Milagre no treinamento de Líderes, temos orado para que Deus mande trabalhadores para a sua obra, Ele tem sido fiel, não tem faltado.

Mas o maior milagre, Deus tem feito em nossas vidas, nos capacitando no caminho, para responder ao seu chamado.

Ao completar 15 anos em África, podemos certamente afirmar:ʺ Grandes coisas o Senhor fez por nós , e por isso temos muito a agradecer.

Agradecer, Àquele que nos chamou pelo privilégio de estar envolvido no bom combate; agradecer aos intercessores, que de joelhos tem mantido de pé este trabalho; aos voluntários que deixam um pouco o conforto de seus lares, para viver uma nova experiência em Cristo em viagens a Moçambique; as Igrejas mantenedoras, pastores que com grande amor pela obra missionária, tem contribuido fielmente nestes 15 anos de proclamação do Evangelho entre os Macuas; a nossa família que tem procurado entender o chamado de Deus nas nossas vidas; àqueles que direta ou indiretamente, prestaram algum apoio ao trabalho em Moçambique, a nossa gratidão.

Cremos que a graça do Senhor tem sido derramada sobre a Igreja de Cristo em Moçambique nestes 15 anos. Que a chama de Missões não se apague, oramos para que nos próximos anos esteja ainda mais acesa.

Kléber & Juracema Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário